top of page

Curiosidades

  Cientistas acreditam que uma intoxicação por chumbo possa ter estado por trás da morte do compositor e pianista Ludwig van Beethoven (1770-1827).

  Na altura da morte deste grande compositor, em março de 1827, foi recolhida uma amostra de cabelo que mais tarde, em 2005, foi alvo de estudo por alguns cientistas com o intuito descobrir a causa da sua morte.

  Depois de realizadas as análises, os resultados das amostras apontam para um teor de chumbo 100 vezes superior ao normal.

   Dois anos mais tarde, em 2007, outro cientista estudou mais fios de cabelo de Beethoven e descobriu que o compositor nos últimos 4 meses de vida esteve exposto diariamente a este metal.

   Formulando a hipótese de que a morte de Beethoven constitui um caso de envenenamento por chumbo.

Fig 1. Ludwig van Beethoven (1770-1827).

Fig 2. Amostra de cabelo de Ludwig van Beethoven. [1]

[1]. Lew, Kristi. Understanding The Elements Of The Periodic Table: Lead. 1st ed. Rosen Pub Group, 2009. Print.

[2]. http://www.vangoghgallery.com/misc/mental.html (acedido a 16/05/2017)

[3]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1258/2/PG_PPGECT_M_Stange%2C%20Simone%20Moraes_2012_1.pdf (acedido a 16/05/2017)

A intoxicação por chumbo já foi associada a personalidades reconhecidas mundialmente como: 

Ludwig van Beethoven 

Beethoven

Van Gogh

   Centenas de médicos e psiquiátricas tentaram definir as condições médicas do extravagante pintor holandês, Van Gogh, e entre uma das explicações parece estar a intoxicação por chumbo. [2]

   A utilização de tintas à base de chumbo torna o saturnismo uma possibilidade, além disso um dos sintomas desta intoxicação pode ser o inchaço da retina, o que pode levar à visualização de um circulo de luz em torno dos objetos, uma espécie de halo. Isto pode ser visto em pinturas como A Noite Estrelada. [2]

Van Gogh

Fig 3. A noite estrelada da autoria de Vincent Van Gogh. [2]

Imperadores Romanos

   Os romanos acreditavam que o chumbo era um presente dos deuses e utilizavam-no amplamente, nomeadamente para adoçar o vinho. Esta mistura de vinho adocicado por acetato de chumbo, num povo que bebia vinho como se de água se trata-se, pode explicar o comportamento extravagante, perverso e desponderado de alguns dos imperadores Romanos, como Nero e Calígula. [3]

Fig 4. Busto de Nero, Museu Pushkin, Moscou.

Nero
bottom of page